É possível declarar Seguro Residencial no IR?

desenho de pessoa no computador para texto sobre como declarar seguro residencial no IR

É possível declarar Seguro Residencial no IR?

Pois é… imposto de renda! Em breve, milhões de pessoas estarão com a missão de fazer a declaração de IR. É uma obrigação que chega acompanhada de muitas dúvidas. Uma delas, a gente esclarece aqui para você. Será que é possível declarar o seguro residencial no IR? Caso seja, como proceder?

Seguro Residencial X Imposto de Renda

Respondendo à pergunta crucial…. não, não é possível declarar seguro residencial no imposto de renda para deduzir parte do valor.

Isso ocorre pois, de acordo com a lei, o seguro residencial não se enquadra na lista daquelas despesas que podem ser deduzidas na declaração do IR.

Embora não seja possível declarar seguro residencial, há sim muitas situações determinadas por lei que podem constar no Imposto de Renda como, por exemplo:

  • Despesas relacionadas a dependentes;
  • Previdência privada e pública;
  • Despesas de atendimentos médicos, odontológicos, hospitalares. Entram, nesse caso, os pagamentos feitos aos planos de saúde, consultas, internações, colocação de próteses ortopédicas e dentárias, etc.;
  • Gastos feitos com educação. Cabe citar custos com creches, escolas, faculdades, cursos de pós-graduação e de especialização, entre outros, etc.

Evitando prejuízo!

Apesar de não ser possível declarar seguro residencial no imposto de renda, trata-se de um produto que deve ser sempre considerado. Isso porque situações inesperadas podem sempre ocorrer. E quem conta com esse seguro sempre fica mais tranquilo, afinal estamos falando de algo que nasceu para proteger o patrimônio do consumidor.

O seguro residencial é peça-chave para evitar prejuízos maiores no bolso do segurado que tenha passado por uma experiência ruim.

Ninguém está livre de imprevistos como um incêndio na casa e danos elétricos, por exemplo. Sem contar que, hoje em dia, todos estão sujeitos a uma situação de risco como, por exemplo, um assalto em que objetos de valor sejam roubados.

Em momentos como esses, o seguro residencial é importante para que o prejuízo seja resolvido e não pese no bolso.

Como funciona o Seguro Residencial?

Agora você já sabe que não é possível declarar seguro residencial, certo? Mas há outras coisas a saber sobre o assunto.

Quando o consumidor contrata um seguro residencial básico, o imóvel estará coberto caso ocorra incêndio, queda de raio ou mesmo explosões. Isso é definido de acordo com as orientações do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Ele utiliza os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor e as regras previstas no setor em questão.

O seguro, nesse caso, é calculado a partir do valor do imóvel, além de uma estimativa de custo dos bens de consumo que constam na casa ou apartamento.

Em geral, a partir do seguro básico é possível agregar outras coberturas que são cobradas à parte. Essas coberturas poderão ser acionadas caso ocorra um sinistro.

O que o Seguro Residencial não cobre?

Essa resposta depende de cada empresa. Porém, é uma questão de relevância, que deve ser muito bem observada antes da assinatura do contrato. Isso porque ele apresenta, detalhadamente, todas as coberturas contratadas.

De acordo com o mercado, é recomendado avaliar o tópico “riscos excluídos”. Ele consta no manual do segurado e é fundamental para conhecer as exclusões e não ser pego de surpresa caso algum imprevisto aconteça.

Você já conhece a Corretora de Seguros NobreSeg?

Sempre garantindo a efetiva proteção, com excelência no atendimento e na análise criteriosa dos riscos que podem afetar o patrimônio de nossos clientes.

Nossos consultores estão sempre à disposição para assessorar na escolha do melhor contrato de seguro, garantindo a sua satisfação e tranquilidade. Praticamos a melhoria contínua dos serviços prestados, buscando sempre conquistar negócios desafiadores. Oferecemos aos nossos clientes uma efetiva consultoria em seguros, utilizando práticas e soluções inovadoras que atendam às necessidades específicas, solucionando problemas e minimizando riscos, com um atendimento personalizado e diferenciado. Estamos prontos e preparados para te atender em todos os ramos de seguros, desde seguros de carro, seguro de barcos, seguros de vida, de empresas e muito mais. Na hora de contratar ou renovar seu seguro, conte sempre com a NobreSeg Corretora.

Bidu

Cotação Online: https://www.nobreseg.com.br/contato

Veja Também: https://www.nobreseg.com.br/sucessao-empresarial/

Tire suas Dúvidas, envie seu comentário

comentários